Seis em cada dez empresas que fecham as portas enfrentaram
problemas com o planejamento inicial ou com a gestão da operação. O dado faz
parte do último levantamento realizado pelo Sebrae-SP para explicar os motivos
da alta taxa de mortalidade dos pequenos e médios empreendimentos.
Segundo o estudo, realizado em 2009, 58% das empresas
paulistas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade – 37% delas
sequer passam do primeiro ano de vida. E a organização – ou melhor, a falta
dela – é de longe a maior vilã dos empresários. Problema que piora quando se
leva em consideração a competitividade cada vez maior do mercado.
“Quando o momento econômico é de crescimento, o planejamento
incorreto pode até mesmo ser encoberto pelas condições favoráveis. Entretanto,
quando os mercados se tornam mais competitivos e restritivos, um planejamento
equivocado pode colocar em risco recursos financeiros preciosos que não
conseguem ser repostos”, afirma Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP.
Segundo ele, o que está por trás da desorganização de parte
dos empreendedores brasileiros é a falta de conhecimento sobre estratégias de
administração e ferramentas de marketing. Exemplo disso é que 45% das empresas
de pequeno porte afirmam que não têm informações sobre o tamanho do público que
pretendem atingir ou sabem a respeito dos hábitos de consumo de seus clientes. Pior:
entre 26% e 30% desconhecem dados sobre seus concorrentes, fornecedores ou
sequer têm ideia do investimento necessário para tocar a operação.
Apesar disso, quando o assunto é planejar, o principal
desafio do empreendedor está no bolso. “Sua maior dificuldade é com relação aos
custos”, afirma Marcos Assi, professor da Trevisan Escola de Negócios. Para
ele, basta entrar no campo contábil que o negócio descamba. “Fico temeroso
quando converso com as pessoas e vejo que elas têm ideias muito boas, mas se esquecem
de que tudo tem um preço, de que as ideias têm um valor. Muitos empresários com
ótimos projetos começam a gastar demais e às vezes nem conseguem colocar o
produto para funcionar”.
Com o passar do tempo, o mercado tende a se tornar mais
competitivo. Surgem novos concorrentes, produtos, serviços, tecnologias, canais
e todos eles tem o potencial de impactar profundamente o contexto da sua
empresa. Pensando nisso, uma grande vantagem competitiva é a capacidade da sua
empresa de criar e executar planos em um curto espaço de tempo.
É muito comum que as empresas, principalmente as que estão
iniciando, não deem tanta importância para o planejamento estratégico. Para que
sua empresa não se torne mais uma estatística de mortalidade empresarial,
recomendamos o uso de de práticas como, análise benchmarking, SWOT, OKR, entre
outras, para garantir o sucesso de seus negócios e manter sua empresa sempre em
uma posição competitiva.
9 problemas que as empresas brasileiras sofrem por falta de
planejamento e organização:
Organização, planejamento e controle de custos são as responsabilidades principais que todo empresário precisa considerar para o sucesso do seu negócio.
Fonte: eQ!