Sobre o curso

O ESPORTS Gestão e Marketing é um curso de extensão com aulas ministradas por profissionais experientes na indústria dos games. Além de oferecer uma formação de vanguarda tanto para quem já trabalha na área, quanto para quem almeja participar deste mercado.

A indústria dos games movimenta cerca de US$150 bilhões por ano e é um dos setores do entretenimento que mais cresce no mundo. Parte disso se deve ao E-sports, competições de esportes eletrônicos que atraem mais de 20 milhões de fãs no Brasil. Neste contexto, surge um novo segmento de negócios para os interessados em atuar profissionalmente na cadeia esportiva.

Para atuar de forma qualificada neste oceano de oportunidades, com hábitos, canais, horários e linguagens totalmente distintas dos consumidores analógicos, é necessário conhecer com mais profundidade a organização, as tendências e as técnicas vencedoras deste mercado.

Objetivo

E-sports Gestão e Marketing tem o intuito de capacitar, especializar e fornecer ao aluno a base conceitual para compreender e gerenciar o mercado e a indústria GAMER. Isso tudo com seu espectro de stakeholders e atividades como pro-players, competições, publishers, streamings, contratos, organizações de times. Além dos relacionamentos comerciais de patrocínios, provendo-os com ferramentas, técnicas, metodologias, experiências, conceitos e contatos.

A quem se destina

Empreendedores, entusiastas que queiram entrar neste mercado de trabalho, Colaboradores que já estejam trabalhando nele e colaboradores de outras indústrias que precisem, por questões profissionais, aprimorar seus conhecimentos e habilidades técnicas de gestão, marketing, comunicação e comercial de forma prática e aplicável às tarefas necessárias para gerenciar atividades do universo GAMER.

Conteúdo do Curso

Conheça a grade do curso de E-sports Gestão e Marketing:

1. Gestão de Eventos e Influenciadores

  • Indústria e mercado dos games; 
  • Influenciadores; 
  • Gestão de Arenas; 
  • Gestão de Eventos, 
  • Competições e Projetos.

2. Gestão de clubes de esports

  • Gestão de Gaming House; 
  • Contratação de atletas; 
  • Participação de campeonatos; 
  • Ativações e Gerenciamento diário de um clube de E-sports.

3. Gestão de Marketing Aplicado

  • Conceitos básicos de Marketing; 
  • Big Data; 
  • Marketing 4.0; 
  • Branding; 
  • Marketing on-line e off-line.

4. Gestão de Comunicação

  • Branded Content; 
  • Comunicação 360º; 
  • Edição de Conteúdos; 
  • Plataformas de Comunicação; 
  • Mídia Sociais e outras Mídias.

5. Gestão Comercial de esports

  • Patrocínios, desde a Captação até a entrega; 
  • Licenciamento; 
  • Elaboração de Projetos e Planos Comerciais; 
  • Estratégias Comerciais;
  • Ferramentas de Análise e monitoramento; 
  • Gerenciamento de banco de dados e gestão das informações;

6. Legislação Aplicada

  • Elaboração de Contratos; 
  • Direito no E-Sports; 
  • Legislação Pró-Player; 
  • Preventivo Trabalhista; 
  • Modelos de Negócios e Clube Empresa.

7. Hackathon

  • Competição em grupos onde os alunos devem apresentar projetos de soluções para problemas ou necessidades da indústria dos games.
Professor Responsável

Alex Caús

Confira seu currículo completo em: https://www.linkedin.com/in/alexcaus/

Professores

Moacyr Alves 

Sócio da Arcádia Group, trabalha há mais de 14 anos na indústria de jogos no Brasil, tendo experiência com empresas da Alemanha, USA e China. Há 06 anos se especializou em esportes eletrônicos (E-sports). Com mais de 200 palestras no Brasil e mais de 13 palestras internacionalmente é um dos poucos profissionais que já trabalhou em toda a área relacionada à games.

Carlos Fonseca Junior 

Formado em Administração de empresas, vem atuando no mercado de E-sports desde 2001, sendo pioneiro em diferentes segmentos do ramo. É cofundador e CEO do CNB Esports Club, além de cofundador do primeiro portal profissional de notícias do segmento no Brasil, o MyCNB. Em janeiro de 2017 concretizou um das negociações mais importantes para os E-sports mundial, vendendo parte do CNB para o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno e o campeão mundial de Poker, André Akkari. Ainda em 2017 se tornou Presidente da Associação Brasileira de Clubes de E-sports (ABCDE), associação que tem como objetivo fomentar o segmento e representar os principais clubes de E-sports do Brasil, se mantendo no cargo até 2019. Com toda experiência no mercado, se tornou consultor e ajudou marcas e empresas a ingressarem no mercado.

Gui Barbosa 

Responsável pela área de Novos Negócios & Parcerias LATAM PUBG Corp. Anteriormente foi Head of Business da nøline e Head of Sales & Partnerships da BBL, holding que administra a ESL no Brasil. Foi sócio fundador da LGZn, consultoria focada em E-sports, e fez carreira na área financeira em empresas como Cerner Corporation, Universal Music Publishing e Deloitte.

Cristiano Caús 

Advogado do clube Santos Hotforex

Sócio fundador e responsável pela área de Direito Desportivo do CCLA Advogados; Mestre em Direito Internacional do Esporte pelo Instituto Superior de Derecho y Economía, de Madrid – Espanha; Especialista em Direito Desportivo pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito; MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios; Consultor Jurídico da Federação Paulista de Futebol; Autor do livro Direito Aplicado à Gestão do Esporte – 2013; Professor e Coordenador do LLM de Sports Law da Trevisan Escola de Negócios; Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP; Árbitro da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem; Árbitro na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada.

Ivan Rizzo

Formado em Administração de empresas pela FGV, Mestre pela ESPM e Doutorando pela USP, possui mais de 15 anos de experiência em gestão do esporte em diversas frentes como como gestão de arenas, ticketing, licenciamento, Patrocínios. Atua como docente nas disciplinas de Estratégia, Marketing e Transformação Digital.

Emerson Souza 

Emerson de Souza trabalha há 4 anos com o mercado de e-sports, tendo prestado serviços de Assessoria e Consultoria de Comunicação para várias empresas do segmento. Foi sócio da Press FC por 12 anos, onde comandava, dentre outros, o Departamento de Esportes Eletrônicos, atendendo clubes, como INTZ, associações, como ABCDE e CBGE, desenvolvedoras, como Ubisoft, além de XLG e Go4Gold. Na área esportiva em geral, já foi Diretor de Comunicação do Palmeiras, diretor-adjunto no Clube dos 13, atendeu mais de 20 clubes de futebol no Brasil e é o atual Diretor de Comunicação da Confederação Brasileira de Automobilismo.

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