Sobre o curso

Esta disciplina irá abordar aspectos conceituais, mas, sobretudo, práticos para gestão de medidas de controle interno voltadas ao combate à fraude interna, bem como a implantação e monitoramento de sistema de compliance anticorrupção. A disciplina irá apresentar as melhores práticas para implementação e operação do programa de compliance, bem como para o monitoramento e tratamento de incidentes.

Objetivo

  • Apresentar uma visão geral sobre o compliance anticorrupção e as medidas de controle relacionadas à fraude interna;
  • Desenvolver no aluno habilidades para elaboração de políticas, implementação, operação e monitoramento de programa de compliance;
  • Analisar os limites legais para execução de medidas de controle e investigação interna;
  • Discutir o papel e responsabilidade da função de compliance; e

Como sensibilizar a Alta Direção, viabilizar projetos e desenvolver uma cultura de compliance preventiva.

A quem se destina

Profissionais da área de compliance, equipes de prevenção a fraudes, auditores, advogados, consultores e demais profissionais que atuem com Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance

Programa do curso

  • Fundamentos conceituais da fraude interna e dos ilícitos de corrupção
    Definições e nivelamento sobre fraudes internas. Diferença entre erros, acidentes e fraudes internas. Triângulo da fraude. Perfil do fraudador. 
  • Controle Interno
    Funções de controle interno. Coso I (1992) x Coso II (2013). Modelo de 3 linhas de defesa (3LoDs – Lines of Defense). Processo para lidar com fraude. 
  • Fundamentos legais dos ilícitos de corrupção
    Definições e nivelamento sobre a fundamentação legal dos ilícitos de corrupção. Elementos básicos da corrupção e primeiros passos para implementação do programa de compliance. Desenvolvendo e elaborando políticas.
  • Órgão Diretivo/Alta Direção e Função de Compliance
    Apoio da alta direção (tone at the top). Atribuições do órgão diretivo/alta direção. Atribuições da função de compliance. 
  • Integração entre Compliance e Gestão de Recursos Humanos
    Procedimentos de due diligence de contratação de pessoal. Política de bônus e promoções. Identificar e avaliar o risco de conflito de interesses interno e externo. 
  • Treinamento e Comunicação
    Política de treinamento e comunicação. Modalidades de treinamento. Elementos de estímulo à participação ativa. Documentação. Técnicas. Programa train-the-trainer (TTT)
  • Due Diligence
    Verificação de terceiros. Due diligence pré M&A. Fatores avaliados. Mecanismos de avaliação. Fatores que a organização pode considerar úteis para avaliar projetos.
  • Presentes, hospitalidade e doações
    Política de presentes, hospitalidade e doações. Modalidades. Controle da extensão e frequência de presentes e hospitalidades. 
  • Canal de Comunicação
    Política de recebimento e tratamento de denúncias. Recompensa. Mecanismos de proteção do denunciante. Ficha de reporte. 
  • Investigações Internas
    Responsável e critérios para decisão sobre iniciar ou não uma investigação.  Melhores práticas em investigação. Sigilo e anonimato. Disclosure.
  • Privacidade e proteção de dados nas operações de compliance
    Privacidade e proteção de dados em relação a processos de RH e investigações internas envolvendo colaboradores. Processos de verificação de fornecedores e parceiros de negócio. 
  • Monitoramento e aprimoramento contínuo do Programa de Compliance
    Avaliação de performance/monitoramento. Desenvolvimento de indicadores. Reavaliação de riscos e aprimoramento contínuo.

Docente

  • Marcos Assi