Sobre o curso

Neste contexto de distanciamento social e de avanço do modelo de home office, a gestão da equipe ganha aspectos desafiadores. Manter um processo de comunicação claro, transparente e eficiente nunca foi tão relevante para o líder. Daí a importância de se conhecer profundamente as melhores práticas e técnicas de gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, negociação e desenvolvimento de pessoas.

As nossas aulas são interativas na modalidade Online Ao Vivo, caso você não consiga participar da aula ao vivo, todas ficarão disponíveis* para você assistir, revisar ou maratonar, quando, como e onde quiser!

*após o término do curso, as aulas ficarão disponíveis por tempo limitado. Consulte nossa equipe comercial.

Vale pontos em sua certificação
Objetivo
  • Apresentar as principais correntes teóricas relacionadas aos principais temas da disciplina: liderança, gestão de equipes, comunicação organizacional, gestão de conflitos e negociação;
  • Apresentar uma visão geral os principais conceitos associados ao tema “Liderança e Gestão de Equipes, enfatizando as diferenças entre processos (relacionados à gestão de recursos humanos) e a gestão estratégica de pessoas (relacionadas à liderança e a condução de resultados por meio de equipes de alta performance);
  • Apresentar as principais ferramentas de gestão e metodologias para gestão de pessoas, com ênfase no gerenciamento de resultados e com base na teoria da Liderança Situacional;
  • Estimular o desenvolvimento de posturas assertivas quanto à comunicação organizacional para a condução de equipes, inclusive com técnicas de apresentação para projetos e condução de reuniões;
  • Apresentar técnicas de negociação, com pilares sistêmico e com base no princípio ganha-ganha para a geração de resultados, protegendo o negócio e entregando valor aos principais stakeholders;
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a gestão de equipes a partir de princípios éticos, em alinhamento com valores organizacionais e princípios da harmonia nas relações interpessoais.
A quem se destina

Profissionais que já desempenham posições de liderança ou pretende assumir posições na gestão de equipes nas diferentes áreas de atuação, sejam na área de Gestão de Riscos e Compliance, Finanças e Contabilidade, Gestão Jurídica, tecnologia da informação, auditoria, consultores e demais profissionais que buscam alcançar resultados por meio da gestão de pessoas.

Conteúdo do curso

Conceitos Gerais & Contexto

  • Definições e nivelamento de conceitos sobre modelos de gestão
  • Diferenças entre gestão de pessoas e gestão de RH
  • Principais ferramentas gerenciais e seus objetivos

Pilares da liderança – Conceitos sobre liderança

  • Competências para liderar
  • Conflito de gerações
  • Team Building
  • Gerenciamento de equipes
  • Liderança e Poder
  • Liderança Situacional (testes e dinâmicas)

Técnicas de Apresentação: oratória, persuasão e engajamento

  • Técnicas de apresentação
  • Oratória e comunicação
  • Como falar em público

Técnicas de Negociação

  • Principais conceitos associados à negociação
  • Mapeamento de stakeholders e interesses
  • Bases da negociação sistêmica e modelo ganha-ganha
  • Teoria dos Jogos e aplicações em negociações

Gestão de Conflitos – Bases da negociação de conflitos

  • Tipos de conflitos e abordagens
  • Como lidar com pessoas difíceis

Comunicação Organizacional

  • Fundamentos da comunicação organizacional
  • Condução efetiva de reuniões
  • Como dar e receber feedback

A Janela de Johari

  • Coaching e Competências a Liderança
  • Plano de Desenvolvimento de Liderança
  • PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)
Professor Responsável

Daniela Cartoni, Mestre.

Atua como gestora acadêmica, professora universitária e gestora em Projetos de Treinamento & Desenvolvimento em empresas do setor público e privado. Atualmente é Coordenadora Geral de Pós-Graduação e Educação Executiva na Trevisan Escola de Negócios. Possui larga experiência de 18 anos em docência em cursos de Graduação, Pós-Gradução e MBAs. Possui Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, Pós-Graduação em Gestão em Metodologia em EAD, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Graduação em Ciências Sociais – Sociologia e Ciência Política pelo UNICAMP. É autora de artigos e capítulos de livros. Como pesquisadora, tem atuado como pesquisadora-associada ao GAIA (Grupo de Apoio a Inovação e Aprendizagem) no CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer) – MCT – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. É mentora de projetos de Startups na Inova-UNICAMP. Desenvolve projetos educacionais e é autoria de material para cursos na modalidade EAD, assim como gestora nacional de disciplinas virtuais. Já ocupou diversos cargos em gestão acadêmica, tendo atuado como Pro-Reitora de Pós-Graduação e Extensão no Grupo Ibmec (sediada na UniMetrocamp) e gestão executiva em âmbito nacional de Pós e Extensão na Anhanguera Educacional. É sócia-proprietária da Pro Otimize Consultoria, onde desenvolve projetos em Educação Corporativa e Desenvolvimento Organizacional, atuando em empresas de diferentes segmentos, do setor público e privado.

https://www.linkedin.com/in/daniela-cartoni-35453025/

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