Conexão Mercado – 10 dicas para o seu Planejamento de Carreira

O fim do ano se aproxima e, para aqueles que não fizeram o exercício de pensar e planejar os próximos passos de sua carreira durante o ano, seguem agora algumas dicas para você começar o ano comprometido com seu presente e futuro profissional.

Plano de carreira em 10 lições

1. Faça duas perguntas essenciais

Quais os meus talentos? O que me dá prazer?

Quanto mais você aproximar uma coisa da outra, maiores as chances de realização.

2. Siga a sua vontade e não a dos outros

Pense no que você gostaria realmente de ser, e não no que os outros gostariam que você fosse. Planeje um futuro que combine com as suas aspirações e talentos.

3. Seja realista

Não liste um número exagerado de objetivos, impossíveis de serem realizados no tempo estipulado.

4. Estabeleça prioridades

Em vez de planejar o aprendizado de dois idiomas nos próximos cinco anos e fracassar em ambos (afinal, a sua vida não se limitará a estudar línguas!), concentre-se naquele que é mais importante para os seus objetivos.

5. Orientação, Coaching e Mentoring – Desenvolvimento e autocrítica

Só quem conhece bem as próprias necessidades de aprendizado e desenvolvimento consegue ir direto ao ponto para se aprimorar. Se ainda não pensou nisso e em outras questões de sua carreira, procure uma orientação, um mentor, ou faça um programa de coaching!

6. Lembre-se que o futuro começa agora

O planejamento não pode ser dissociado de sua situação atual. Informe-se sobre os planos da empresa em que você trabalha e analise os rumos da sua área de atuação.

7. Seja flexível

Esteja sempre pronto para reavaliar seus planos a partir de um acontecimento significativo que não estava no script.

8. Amplie suas perspectivas

Já que estamos falando do futuro, não esqueça que há muitas formas de trabalho além da vida corporativa. Você pode ser consultor, professor, empreendedor, e por aí vai.

9. Jogue conversa fora

Compartilhe seus planos pessoais com o marido ou a esposa, um parente ou um amigo. Troque idéias sobre o futuro da carreira com pessoas que conheçam a sua área de atuação e tenham mais experiência. Cultive e amplie sua rede de relacionamentos.

10. Revisite seus planos anualmente

Faça uma revisão anual e transfira o que for preciso para a sua agenda. Um exemplo: se uma das decisões é ter uma vida mais saudável, anote em todas as segundas-feiras o lembrete ‘fazer exercícios três vezes nesta semana’.

Para mais dicas e orientações, agende um horário  no Conexão Mercado, área de Carreiras da Trevisan Escola de Negócios.