• Home
  • A Trevisan
  • Os Autores

Um ano de Obama

janeiro 26th, 2010 Sem Comentários

No dia 20 de janeiro O governo Obama comemorou seu primeiro aniversário.

Como vimos, durante este período, não aconteceu um fracasso, como praguejava a direita americana, que mostrava o Obama como um socialista que queria um Estado controlando toda a economia. Nem ocorreu a grande mudança que a esquerda liberal acreditava, isto é: fim da guerra do Iraque e Afeganistão, fim da prisão de Guantânamo, super-regulação do sistema financeiro, grandes mudanças na política ambiental, etc….

O primeiro ano do governo Obama foi determinado pela urgência no controle da pior crise financeira depois da década de 30. A necessidade de estancar a sangria do sistema financeiro, com injeção de centenas de bilhões de dólares no mercado, a compra de parte das ações de bancos importantes como o Citicorp e a companhia de seguros AIG. No campo da reforma do sistema de saúde, o governo conseguiu aprovar um projeto no Senado e outro na Câmara, que ainda dependem de uma conciliação entre eles. Estes projetos buscam estender o sistema de saúde para os cerca de 15% da população, que não conta com nenhuma cobertura.

Na área internacional, o governo Obama começou a reduzir a presença americana no Iraque e a reforçar a presença no Afeganistão e Paquistão (base da Al Qaeda). De alguma forma conseguiu reduzir a pressão armamentista da Coréia do Norte. Quanto à América Latina, não houve grandes avanços nas relações comerciais. Em relação ao Oriente Médio, também não houve avanços significativos.

Embora a situação da economia americana já comece a mostrar seus primeiros sinais de recuperação, a situação do emprego ainda continua ruim. Isto é natural: primeiro as empresas buscam esgotar sua capacidade produtiva com o uso do atual quadro de funcionários, para depois começarem a contratar mais pessoas. No segundo semestre de 2010 a situação do emprego nos Estados Unidos começará a melhorar. Agora, no entanto, o presidente Obama está no seu pior momento: Por um lado teve que gastar uma montanha de dinheiro para socorrer o mercado financeiro (medida impopular) e por outro o americano médio continua sem emprego (situação mais impopular ainda).    

Mas, assim como em um navio, entre o comando de mudança de direção e a própria mudança de direção, vai um tempo (há uma inércia). Porém, quando o comando já foi dado, é certo que o navio vai obedecer e mudar de direção. A popularidade de Obama deverá começar a melhorar no segundo semestre deste ano. O problema é agüentar até lá. Na semana passada o partido democrata perdeu uma eleição certa para Senador em Massachussetts. Com isso o governo Obama perdeu a maioria qualificada que tinha no Senado, o que dificulta a consolidação da reforma da saúde no Congresso. A recondução de Bernanke para o FED ficou comprometida e por aí vai….

Se precipitaram os que viam em Obama um demagogo inexperiente, também precipitaram aqueles que o viam como um revolucionário reformador. Além de Obama não ser nenhuma coisa nem outra, o próprio sistema político americano também não permitiria tais excessos.

Mesmo com todos os problemas enfrentados, ou justamente por isso, é que podemos dizer que o primeiro ano de Obama foi bastante bom. Espero que os próximos anos sejam melhores ainda: O mundo precisa disso!

alcidesleite Postado por alcidesleite
Postado em Alcides Leite, Economia | Tags: obama
« Sugestão de Livro
Cuidado com os GIPSI »
You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
  • Páginas

    • A Trevisan
    • Os Autores
  • sobre o que voce quer ler

    • ASSUNTOS
      • Carreira
      • Contabilidade
      • Economia
      • Gestão do Esporte
      • Marketing
      • Negócios
      • Relações Internacionais
    • PROFESSORES
      • Alcides Leite
      • Antoninho Marmo Trevisan
      • Fernanda Thees
      • Fernando Trevisan
      • Marcos Siqueira
      • Olavo Furtado
      • Ricardo Mathias
    • Sem categoria
  • Tópicos recentes

    • 2014 já começou
    • Conexão Mercado – Âncoras de Carreira
    • Aberta a temporada de Trainees
    • Novas Tecnologias para o aprendizado
    • Profissões do Futuro
  • Lista de Links

    • Blog Gestão do Esporte
    • Blog Sua Economia
    • Blog Touch Sports
    • Galeria de Fotos Trevisan
    • Site da Trevisan
    • Trevisan no Linkedin
    • Twitter da Trevisan
  •  

    julho 2010
    D S T Q Q S S
    « jun    
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Tags

    Índia acaso amor sem escalas Andar do Bêbado autoritarismo blog câmbio câmbio valorizado Carreira comércio exterior competências comunicação corporativa copa do mundo crise demissão democracia direitos de transmissão educação educação executiva eleições 2010 escola de negócios estatística exportação fascismo geração Y Gestão do Esporte incerteza Leonard Mlodinov longo prazo Lula mídia social Marketing marketing esportivo MBA mercado de trabalho network nova economia patrocínio PSDB PT redes sociais risco tecnologia totalitarismo up in the air
Copyright © Trevisan Escola de Negócios