• Home
  • A Trevisan
  • Os Autores

O Limite de um Modelo

junho 7th, 2010 Sem Comentários

O Limite de um Modelo

Se fosse possível resumir o primeiro governo Lula em um só termo, poderíamos dizer que o termo seria “Choque de Confiança”.

O tripé: ajuste fiscal, controle da inflação e câmbio flutuante, foi mantido e inclusive aprofundado.

Havia necessidade, então, de mostrar ao mercado que o governo do PT e aliados não iria praticar nenhuma aventura, pelo menos no campo econômico.

Para definir o segundo governo Lula poderíamos usar o termo “Choque de Expansão”.

A expansão dos recursos destinados aos programas de transferência de renda, aos reajustes do funcionalismo e aos sindicatos e associações da sociedade civil, além do aumento do volume de crédito para os consumidores e para as empresas, sobretudo do BNDES, criaram uma situação de quase unanimidade em relação ao governo. O governo conseguiu contentar a quase todos.

Para o próximo governo, no entanto, este modelo de expansão vigente no segundo governo Lula, não tem como continuar.

Sem aumento da taxa de investimentos públicos e privados não é possível manter o atual ritmo de crescimento da economia e de aumento de gastos do governo federal. Independente de quem venha a ser Presidente da República, o modelo econômico de expansão via aumento de gastos do governo não será mais sustentável. Podemos dizer que o modelo se esgotou.

O novo governo vai precisar realizar um forte ajuste fiscal para conseguir gerar recursos para investimentos necessários à expansão da oferta de bens e serviços, a fim de garantir crescimento do PIB sem aumento da inflação.

Por se tratar de um período eleitoral, nenhum candidato (sobretudo a candidata da situação) deixou claro em seu programa de governo a necessidade de se cortar gastos ordinários. Mas não tenham dúvidas. Mesmo Dilma Rousseff, se eleita, terá que afiar a tesoura e cortar gastos.

alcidesleite Postado por alcidesleite
Postado em Alcides Leite, Economia, Sem categoria | Tags: ajuste fiscal, câmbio, controle de gastos, expansão, inflação, Lula
« Ciências Contábeis, perspectivas e mercado de trabalho
Leitura: O Corpo Fala »
You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
  • Páginas

    • A Trevisan
    • Os Autores
  • sobre o que voce quer ler

    • ASSUNTOS
      • Carreira
      • Contabilidade
      • Economia
      • Gestão do Esporte
      • Marketing
      • Negócios
      • Relações Internacionais
    • PROFESSORES
      • Alcides Leite
      • Antoninho Marmo Trevisan
      • Fernanda Thees
      • Fernando Trevisan
      • Marcos Siqueira
      • Olavo Furtado
      • Ricardo Mathias
    • Sem categoria
  • Tópicos recentes

    • O principal jogo da rodada deste final de semana aconteceu no Engenhão fora das quatro linhas.
    • Pacaembu é a solução para São Paulo
    • 2014 já começou
    • Conexão Mercado – Âncoras de Carreira
    • Aberta a temporada de Trainees
  • Lista de Links

    • Blog Gestão do Esporte
    • Blog Sua Economia
    • Blog Touch Sports
    • Galeria de Fotos Trevisan
    • Site da Trevisan
    • Trevisan no Linkedin
    • Twitter da Trevisan
  •  

    setembro 2010
    D S T Q Q S S
    « ago    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  
  • Tags

    Índia 2014 acaso amor sem escalas Andar do Bêbado arena blog câmbio câmbio valorizado Carreira comércio exterior competências comunicação corporativa copa do mundo crise demissão democracia direitos de transmissão educação educação executiva eleições 2010 escola de negócios estatística exportação fascismo geração Y Gestão do Esporte incerteza Leonard Mlodinov longo prazo Lula mídia social Marketing marketing esportivo MBA mercado de trabalho network nova economia patrocínio PSDB PT redes sociais risco tecnologia up in the air
Copyright © Trevisan Escola de Negócios